Faço o que amo, amo o que faço!!!

14 de out. de 2010

importância do teste do olhinho

Profissionais da Unifesp alertam para a importância do teste do olhinho

Apesar de simples, o teste ainda enfrenta barreiras devido à falta de informação dos profissionais da área da saúde e de treinamento adequado dos pediatras

São Paulo, 13 de outubro de 2010 – Nesta quinta-feira (14), comemora-se o Dia Mundial da Visão, data instituída em 2000, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira, como parte das ações do Programa 20/20: O Direito à Visão.
Em 2010, o evento tem como tema a contagem regressiva para 2020, ano estabelecido pelo programa da OMS como marco para a erradicação da cegueira por causas evitáveis. Segundo dados da organização, cerca de 80% de todos os casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados ou tratados.
Uma das formas de se combater o problema é a realização do Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido como Teste do Olhinho. Feito em recém-nascidos ainda na maternidade após o nascimento, ele pode detectar doenças graves como catarata e glaucoma congênitos, infecções, inflamações, tumores intraoculares ou retinopatia da prematuridade, possibilitando o tratamento precoce.
Porém, como alerta a oftalmologista Célia Nakanami do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), muitos profissionais ainda desconhecem o teste ou não estão capacitados para realizá-lo. “O teste é de extrema importância, e o que se constata é que falta informação a esses profissionais”, diz ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário