Faço o que amo, amo o que faço!!!

14 de out. de 2010

by Hanna Aisha - Dança do Jarro

Olá meninas... sim.. gostei muito do Blog da Hanna Aisha. Por isso.. posto mais um artigo dela! Com os devidos créditos! Claro!!! bjs e aproveitem!!!

Namastê....
Si...

Dança do Jarro

Antes de falarmos sobre a dança do Jarro, precisamos entender o que é folclore árabe. Como em qualquer país, o folclore é uma manifestação popular representada na forma de música, artesanato, superstições, dança. O folclore árabe diz respeito a todos os mais de vinte países que falam língua árabe; considerando que dentro de um mesmo país uma cultura pode ser bastante diversa, imagina estudar todos esses países! É preciso ir lá para conhecer realmente seu folclore mas quando se estuda e se busca as fontes corretas de informação, é possível saber um pouco sobre o folclore árabe mesmo sem ter ido lá.
Falando de jarro, nenhuma mulher, beduína ou não, fica à beira do rio Nilo dançando e cantando ao buscar a água, não da maneira que costumamos ver por aí, ao contrário de um dabke libanês típico, que ocorre normalmente em suas comemorações. A dança do jarro é uma representação de uma parte da cultura egípcia, mais ligada ao rio Nilo. Não é folclore, mas a representação, a folclorização de uma parte da cultura. Mal comparando: o dakbe é nosso funk ou forró e o Jarro seria samba de passista para gringo ver. Essa história começou com um bailarino chamado Mahmoud Reda, que começou a levar para os palcos parte da cultura árabe, representando assim, muito do seu cotidiano.
A Dança do Jarro é uma dança com ligação ao elemento água, estilo que pode ser praticado de duas maneiras: como ritual e no folclore. Como uma dança folclórica, a bailarina representa e interpreta a rotina das beduínas, que caminhavam de sua tenda até o oásis, onde descansavam, refrescavam-se com a água do rio, pegavam um pouco de água em seus jarros e retornavam à sua tenda. É também conhecida como dança do rio Nilo. Como ritual, as mulheres cultuavam os elementos da criação, principalmente a água, elemento vital no antigo Egito. Era executada em cerimônias presididas pelos faraós à beira do rio Nilo, para pedir ao rio que inundasse as terras em suas margens, possibilitando as plantações e as boas colheitas. Representa fertilidade. Aqui, as músicas são mais lentas e se utilizam movimentos sinuosos, representando os banhos das Sacerdotisas.
Dança do Jarro é a adoração à água. Na sua dança, você deve se remeter ao antigo Egito e imaginar a mulher indo até o Rio Nilo em busca de água, sempre de forma muito alegre e solta. Todos os movimentos da dança estão ligados a este fato que deve ser lembrado sempre que for dançar. Era um momento de alegria e felicidade.
Dentro dessa dança, o figurino típico das beduínas, o fallahi é um maksoum modificado, mais acelerado (ritmo árabe dos camponeses egípcios - dum kaka dum ka - pode ter variações) e os gestos representando banho, brincadeiras e sede, aliados ao charme, aos passos simples e alegres e à felicidade de estar desfrutando desse rio fértil compõem a Dança do Jarro. O fallahi não é ritmo obrigatório até porque, como disse, pode-se dançar com o jarro de uma forma mais lenta e ritualística em que a mulher se banha, de maneira a se purificar e se valorizar.
Como sou um pouco tradicionalista, prefiro os jarros de cerâmica, apesar de serem mais pesados, e com alça para melhor segurá-lo, mas é possível utilizar de plástico e sem alça. O figurino é sempre vestido até o pé com mangas compridas ou não de estampa lisa, listrada ou com motivos geométricos, de preferência. Procuro sempre pensar no que as egípcias camponesas costumam usar no cotidiano.
Desconheço Dança do Jarro dançada por homem, já que eram as mulheres as encarregadas de buscar água e cuidar do dia-a-dia da casa.
Se possível, ao escolher sua música pro jarro, procure saber a letra, caso seja cantada. Use aquelas em que exaltam seu país pois são contagiantes e representam a alegria de um povo. É preciso habilidade, equilíbrio e boa expressão facial, pois é uma dança teatral. A gente nunca sabe quando pode passar por uma vergonha... Dançando alegremente uma música que fale de um amor não correspondido, por exemplo.
Eu sou suspeita ao falar de jarro pois uma vez que passei a dançá-la, me apaixonei e tenho muito carinho por essa dança. Espero que vocês também se apaixonem por mais essa faceta desse povo tão rico!

Mais infos em: http://hannaaisha.blogspot.com/2009/02/danca-do-jarro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário