Faço o que amo, amo o que faço!!!

15 de out. de 2010

by Cadernos de Dança - O véu na dança do ventre

Olá meninas!!

mais uma vez.. fuçando meus contatos no Twitter, encontrei um blog muito legal!

Hoje apresento pra vocês um post do blog Cadernos de Dança sobre o uso dos véus na dança do ventre.

espero que gostem!

bjs
Namastê
Si....

O véu na dança do ventre

9 jun
São muitas as explicações para o uso do véu na dança do ventre. Em árabe é chamado de Hijab, que significa algo que separa duas coisas. Levando para o lado místico, o véu é o conhecimento oculto ou relevado e esta mudança de significado depende se ele está sendo usado ou retirado durante uma apresentação. É exatamente por isso que ele é tão encantador.
É comum algumas bailarinas, principalmente as iniciantes, começarem a se apresentar com o véu. É uma maneira de elas se sentirem mais seguras e irem se revelando aos poucos da mesma forma que o público cria expectativa por sua revelação. Além disso, ele pode dar grandes efeitos a alguns movimentos e até disfarçar truques e tropeços.
Há movimentos que são próprios do véu como tufão, asa de anjo, tenda, bandeja, noiva, encharpe…enfim..são tantas maneiras de dançar que não existe fórmula fechada. Tudo depende da criatividade e treino da bailarina. O treino é muito importante, principalmente se for fazer malabarismos e movimentos complicados.
O público consegue perceber quando o véu faz parte da bailarina ainda mais quando ela brinca com ele para demonstrar leveza e delicadeza. Mas de nada adianta se não houver uma boa postura e braços alongados. Uma dica é não usar roupas com apetrechos que possam prender o véu durante a apresentação. Cuidado com véus que já tenham miçangas, eles são mais pesados, podem enroscar e ainda machucar você.
Assista ao vídeo com a apresentação da bailarina Lulu Sabongi (breve biografia dela aqui no Cadernos). Ela inicia a coreografia e só depois pega o véu para dançar.
http://www.youtube.com/watch?v=PaK9jYDcAx8&feature=player_embedded

Originalmente, os véus foram introduzidos na dança do ventre pelas bailarinas russas, mas logo foram aprimorados pelas ocidentais, em especial as americanas. Dificilmente vemos uma egípcia usando um. O tecido pode ser vual, organza, creep e até seda pura. Tudo depende de quanto você pode gastar e do efeito que deseja produzir. De uma cor só, coloridos, estampados, manchados..  vai do gosto e da personalidade da bailarina. Para saber o tamanho é fácil: abra os braços. O véu deve ter o comprimentos dos seus braços abertos mais três dedos de cada lado e para a altura, basta medir do nariz até o meio da canela.

 

Um comentário: