Faço o que amo, amo o que faço!!!

20 de jan. de 2012

Gravidez e Dança do Ventre

Como postei anteriormente, estou grávida. Então, depois de passar mto mal nos 3 primeiros meses e agora melhorar, comecei a procurar informações sobre a prática da dança durante a gravidez.

Na página da Fernanda Guerreiro, ela conta sua própria experiência. Dançou e deu aulas até 8 dias antes do bebe nascer.
No site da Khan el Khalili, no modelo perguntas/respostas, eles dão várias dicas e tiram dúvidas sobre o que fazer durante as aulas, os exercícios mais e menos indicados, etc (foi o que achei mais completo e que mais me satisfez em relação as dúvidas que tive e tenho, e também... quem melhor do que Lulu pra falar sobre esse assunto! Nossa diva tem 5 filhos!!!).
Agora.. praqueles que querem algo mais "científico"... encontrei um artigo da Ana Paula Casmillo, pra escola Shiva Nataraj no site da Paula Perizad que aborda desde a história da humanidade com a dança e as artes em geral até as atividades físicas e a dança do ventre para gestantes.

Abaixo um trecho desse artigo:

"Dentre as atividades físicas mais indicadas a gestantes está a dança do ventre, já que é de baixo impacto e pode ser executada de forma suave e sem tensões, e que além de ajudar na preparação do corpo tanto para a concepção como para o parto também trabalha a postura e fortalece e tonifica os músculos das panturrilhas, coxas, quadris, glúteos, assoalho pélvico, abdômen e braços. O fortalecimento da musculatura abdominal melhora a postura e também ajuda no controle na respiração, o que contribui bastante no momento do parto. A dança também ajuda na circulação sanguínea, responsável pelo fornecimento de nutrientes ao feto.
A prática da dança do ventre também proporciona melhor condicionamento físico e alongamento, maior coordenação motora, solta as articulações, alivia tensões e ajuda a prevenir a prisão de ventre, comum durante a gravidez. Dentre os benefícios psicológicos pode-se ressaltar maior sensação de bem estar, já que a atividade diminui a sensação de isolamento social, o risco de depressão, a ansiedade e stress, aumento da auto-estima, da feminilidade, da confiança, e do desejo sexual, que costumam ser abalados com as mudanças desse período. “Num momento em que nossas formas se modificam dia-a-dia, às vezes temos a sensação de inadequação com esse novo corpo. A dança oferece a possibilidade de conviver pacificamente com essas modificações, sentindo cada fase como especial e momentânea. O movimentar desse corpo que agora abriga um outro corpo, dá leveza e confiança. A gravidez não é e nem nunca deve ser um empecilho a liberdade corporal da mulher. É importante obter prazer enquanto grávida, pois dessa forma esse período será vivido de forma plena e desprovido de desconforto, respeitando seus limites e observando sempre seu bem estar em primeiro lugar.” (Sabongi, 2000.)"

Também gostei muito desse artigo, pois dá um lado mais técnico da prática.


Bom.. por hoje é isso... o melhor de tudo é que com essas pesquisas, fiquei mais tranquila em continuar com a dança do ventre. A parte não tão boa, mas que eu ja tinha uma certa noção, é que vou ter que dar um tempo com os movimentos mais fortes de quadril e os solos de derbake.

Bjs
Namastê
Si Nefertari

Nenhum comentário:

Postar um comentário