Faço o que amo, amo o que faço!!!

21 de abr. de 2010

CONCURSO CAMÉLIA DA LIBERDADE

Educadores e autoridades de SP e Rio de Janeiro prestigiam evento deinclusão voltado à Educação que traz o tema “João Cândido, 100 anos daRevolta da Chibata”

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e oInstituto do Negro Padre Batista (INPB), lançam nesta segunda (26) aIII Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 no Estadode São Paulo. O evento ocorrerá durante os dois dias do SeminárioCaminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03, no Espaço daCidadania da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estadode São Paulo, no Pateo do Colégio, centro da capital paulista, com apresença de diversas autoridades dos estados do Rio de Janeiro e SãoPaulo.

“João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata” é o tema do Camélia daLiberdade 2010 e está entre os dez temas das palestras a seremministradas gratuitamente durante o Seminário. Voltado à capacitaçãode educadores das redes públicas e privadas e cursinhospré-vestibulares populares, Caminhos para uma Educação Democrática tempor objetivo levar a reflexão sobre ações afirmativas para ocumprimento da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, quedetermina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira nocurrículo da rede oficial de ensino básico e médio.

Inscrições

Para participar do Seminário, basta ir ao local. Já a escolainteressada em participar do Concurso de Redação poderá fazer ainscrição durante o Seminário, ou acessando ao portal www.portalceap.org. Alunos que queiram participar devem se dirigir àsecretaria da própria escola e pedir pelo cadastramento.

Cada unidade de ensino inscrita receberá um kit de apoio aosprofessores contendo bolsa, dois DVDs intitulados “Cultura Negra,Resistência e Identidade” e “A Construção da Igualdade- História daResistência Negra do Brasil”, os livros “João Cândido e a Chama daLiberdade” e “Solano Trindade: Redação de muitas vidas”, que traz as30 melhores redações do Concurso de 2009; entre outros livros,revistas sobre a aplicação da Lei, as diversidades raciais, CulturaAfrobrasileira e detalhes sobre a respeito do tema discutido em 2010.

Premiação

A escola inscrita realizará um concurso interno e enviará a escolhidae mais cinco melhores redações, via Correio, para o CEAP ou ao INPB.Tais redações serão analisadas pela Cesgranrio, que indicará as trêsfinalistas do concurso etapa São Paulo.

Ao vencedor um notebook e uma impressora multifuncional. Ao seu mestreorientador um notebook e à sua escola um laboratório de informáticacom dez computadores. Para o segundo colocado, um microcomputador euma impressora jato de tinta, ao terceiro colocado, um microcomputador.

Além disto, o CEAP publicará um livro com as 30 melhores redações decada Estado, que será entregue aos autores e suas respectivas escolasdurante o lançamento da próxima edição do concurso de redação.

Realização: CEAP e INPB.
Patrocínio: Petrobras.
Apoios: AssociaçãoNacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Fundação CASA,Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Pauloe Federação Israelita do Estado de São Paulo (B’NAI B’RITH).
Serviço:Lançamento da III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade2010 - João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata e Seminário Caminhos para uma Educação Democrática – Lei 10.639/03
Dias: 26 e 27 de abril, segunda e terça-feira, das 9h às 18h
Onde: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado -Espaço da Cidadania - Pateo do Colégio, 148, Centro da Capital Paulista
Mais informações: (11) 3106-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário