Faço o que amo, amo o que faço!!!

4 de mai. de 2013

Estudo : movimentos de quadril 1

 Boa tarde de sábado!!!

 Há alguns meses atrás, eu havia (re)começado com o estudo de algumas bailarinas de Dança do Ventre (veja os 2 posts aqui) e nos últimos 2 meses não fiz estudo de uma bailarina específica.

 Me concentrei, nos poucos momentos que tenho ao longo do dia, e foquei meu estudo no básico do básico : movimentos de quadril.

 Tenho lido muito nos blogs que sigo e nos comentários de colegas e companheiras amantes da dança, que de uns anos pra cá, a nossa dança tem se tornado "industrializada".

 Nossa, você vai dizer... "industrializada"?!?!

 Sim!! Eu respondo!!! Hoje quando vemos um vídeo de apresentação/concurso, ou assistimos ao vivo uma bailarina, dificilmente você consegue dizer que movimento é caracteristico de uma mestra específica. Tem muita perna alta, arabesque, giro, véus e mais véus e mais tudo o que é mistura de outros estilos que tem horas que não se sabe se aquilo que está sendo apresentado é dança do ventre, fusão, tribal, ou um mix de ritmos e estilos que não tem um nome definido ainda!!!

 "Ah Si, então você é contra o ballet e outras danças pras bailarinas de DV?"

 NÃO!!! Muito pelo contrário!!! Não me formei em nenhum tipo de dança! Fiz aulas de Ballet, faço aulas de dança de salão, acho show de bola a fusão da Nanda Najla com tango e de outras tantas brasileiras que fazem tão bem o seu trabalho divulgando a cultura árabe e a nossa cultura integradas pra aproximar o público...

 A questão é que, como disse Amar el Binaz e Nanda Salima em seus blogs: temos tido muita perna e pouco quadril na dança do ventre.

 Bom, toda essa reflexão foi pra explicar o por que, que a doida aqui voltou a estudar os movimentos básicos de quadril!!!

 Porque eles são básicos! E, a base de todos os movimentos característicos da dança do ventre!!

 Comecei coolocando um Taksim no som:

- pés paralelos, joelhos relaxados, soltando o quadril fazendo-o ir da direita pra esquerda e voltando, lentamente, sentindo o deslocamento de peso de um pé para o outro e do quadril de um lado para o outro;

- depois, encaixe e desencaixe de quadril (encaixe: contraia os glúteos, desencaixe: relaxe os glúteos sem forçar a curvatura da lombar)

- juntando os 2 movimentos: quadril para a direita, encaixe, quadril para a esquerda, desencaixe (esse movimento é a base do redondo ou giro de quadril. Sinta o peso do corpo mudando nos seus pés! quando o quadril vai para a direita, sinta o peso do corpo indo mais para o pé direito e assim por todos os lados que o quadril se movimentar)

- para acelerar, use apenas a contração de glúteos: relaxe os joelhos, pés paralelos, deixe os glúteos relaxados e comece contraindo o glúteo direito e relaxe (note que o quadril vai para a direita). Depois o esquerdo e relaxe ( o quadril vai para a esquerda). Os dois juntos (o quadril encaixa) e relaxe (o quadril desencaixa).

 Tem um exercício muito bom pra fortalecer os glúteos, que as americanas dão em seus workshops e aulas. Vi pela primeira vez com a Sharon Kihara:

http://www.youtube.com/watch?v=Oy4IcPxry8A
(desculpe, minha internet está um horror e não consegui postar o vídeo pra vocês, vai o link! Sugiro que façam todos os exercícios que Sharon dá, alongamento e aquecimento! são Ó T E M O S!!!)

 Sente-se no chão, com as pernas afastadas o máximo que conseguir. Com as mãos, solte os glúteos (puxe o bumbum pra cima!!!). Mantenha a coluna reta e contraia o gluteo direito e relaxe.

 Preste atenção!! no começo a gente contrai o musculo da coxa (quadriceps) junto com o glúteo!! é normal!! com treino a gente consegue isolar o músculo e fazer direitinho!!!

 Vá alternando a contração de glúteo entre direito e esquerdo, não se esqueça de relaxar um lado pra depois contrair o outro!!!!

 Conforme você vai fortalecendo os músculos e fazendo direitinho a contração alternada 1x1, brinque!!!! DED / EDE ; DDEE; EEDD; DEDE... lembre-se que a criatividade é sua e o corpo também!!!
 
Boa prática!!!


Bjs
Namaste
Si Nefertari

Nenhum comentário:

Postar um comentário