Faço o que amo, amo o que faço!!!

27 de fev. de 2013

Dançarina do mês: Nagla Yacoub


 Esse post é difícil...

 Difícil porque tive que me conter pra não transformar um estudo em declaração de amor!!!

 Amor... é essa palavra que define o trabalho dessa dançarina M A R A V I L H O S A!!! (pronto! olha aí eu me excedendo!!! rs)

Biografia:

 Nagla é filha de libaneses, tem 58 anos e começou na dança criança, detalhe: começou no dabke criança!! "Dançava em casa de papai, e até hoje aos domingos, na casa dos mais velhos, há dança". Dança do ventre mesmo só depois de adulta, com 48 anos.

 É formada em Educação Física, dirigiu, coreografou, ensinou e coordenou sua própria escola por 25 anos em Uberaba, Minas Gerais. Foi aluna de Carlla Sillveira, Lulu from Brazil, Najwa, Gamal Seif, Farida entre outros.

 Nagla diz que o que ela faz é uma mistura do folclore tradicional libanês com o que ela sente em relação à dança! "Não peçam pra explicar! eu danço o que eu sinto! É uma coisa muito forte, é meu divan, minha terapia, meu TUDO. É como dar a luz, emoção ímpar, muito forte mesmo"

 Diretora do grupo Nujum al-Fan (as estrelas da arte), ela diz não ter preferências entre trabalhar com homens ou mulheres, mas, como o mercado é predominantemente feminino, quando os moços aparecem, fazem o maior sucesso (e é verdade!!!! rs).

Estudo:

 É muito mais comum encontrarmos vídeos da Nagla de folclore ( ou coctel, como ela gosta de dizer), os passos são marcados em 8 tempos (diferente do dabke tradicional de 6 ou 12 tempos), ela usa muitos floreios.

 Ela é extremamente charmosa nas suas apresentações! Quando a assisto, sinto como se ela estivesse brincando e não dançando!  Sua energia é contagiante!

 Nos workshops e aulas que participei com ela, via-a realizar os passos com tanta sutileza e leveza que acredito que me perdia na hora de repetir porque ficava toda babona, encantada vendo ela dançar!!

Movimentos característicos:

- básico egípcio (alguns tb conhecem como batida libanesa);
- passos floreados de dabke;
- passos tradicionais de dabke;
- jogadas de cabelo;
- muito charme enquanto dança;
- movimentos de ombros;
- movimentos de braços;
- extremamente expressiva e alegre!

 
 
 
 
 
 
E esse.... é o que eu mais AMO rever!!!
(estava lá na platéia berrando e chorando de emoção!!!!kkkkkk)


Onde encontrá-la:

Em São Paulo:
Centro Cultural Shangrila House as quintas 16h; 17:30h e 19h

Curso mensal para formação de grupo Cia Nagla Yacoub: Rua França Pinto, 17, Vila Mariana (perto do metrô Ana Rosa) - Masculino e Feminino, dança do ventre e folclóricas

Em Minas Gerais:
Curso mensal em Uberaba, Cia Nagla Yacoub

Contato:
naglayacoub@hotmail.com
Facebook www.facebook.com/naglayacoub

Assim que houver divulgação de workshops Brasil afora eu divulgo aqui!

Bjs
Namasté
Si Nefertari





Nenhum comentário:

Postar um comentário