Faço o que amo, amo o que faço!!!

1 de fev. de 2011

Dica: Como harmonizar os nutrientes e balancear sua dieta

Veja por que composições como cafezinho e pão de queijo são consideradas inadequadas
Os alimentos possuem em sua composição vários tipos de nutrientes. Mas fazer a composição certa para que um componente de determinado alimento não prejudique o outro é o grande mistério de uma dieta equilibrada. No universo dos micronutrientes, há as variações que facilitam e também as que dificultam a absorção quando um nutriente é consumido com outro. Primeiro é muito importante entender os fatores que influenciam na absorção dos nutrientes pelo organismo (biodisponibilidade de nutrientes). A partir daí fica mais fácil estabelecer as recomendações nutricionais de cada um deles.
“Com algumas manobras, podemos fazer essas relações tornarem-se harmônicas e, assim, proporcionamos uma oferta adequada”, afirma a nutricionista Camila Zago, profissional do Hospital e Maternidade São Camilo em São Paulo.
De acordo com a especialista, o que se pode fazer é melhorar as interações.
Fique atento
Cálcio + Ferro
O cálcio e o ferro são nutrientes que competem entre si, pois o nosso organismo não consegue aproveitá-los ao mesmo tempo. Um será mais absorvido do que o outro ou então será totalmente desprezado. O organismo sempre fará proveito daquele que tiver mais necessidade.
Exemplos: Bife à Parmeggiana – carne (ferro) e Queijo (cálcio); salada de rúcula com mussarela – hortaliça (ferro) e queijo (cálcio)
• Cálcio + Cafeína
A cafeína está presente não só no café, mas também no mate e refrigerante à base de “cola”, que vai afetar a absorção do cálcio no organismo.
Exemplos: Café (cafeína) com leite (cálcio) ou então pão de queijo (cálcio) e refrigerantes a base de cola (com cafeína).
• Cálcio + Xantina
A xantina está presente nos achocolatados e, dependendo da quantidade, pode afetar a disponibilidade do cálcio. Para estabelecer uma relação adequada entre esses dois nutrientes, devemos ofertar mais cálcio do que xantina, ou seja, colocar uma quantidade menor de achocolatado para fazer a mistura com o leite.
Exemplo: Leite (cálcio) com achocolatado (xantina).
Interações que facilitam a absorção
Ferro + Vitamina C
Segundo Camila, existem dois tipos de ferro: o férrico (ou “não heme”), proveniente dos vegetais, e o ferroso (ou “heme”), proveniente da proteína animal. “Este último possui alta biodisponibilidade no organismo, sem a necessidade de manobras para sua absorção”, afirma. Já o ferro não heme, de origem vegetal, precisa se transformar em ferroso para que haja essa absorção, e a vitamina C é uma facilitadora para que essa relação aconteça, por isso a nutricionista indica o consumo de, por exemplo: salada de folha escura (ferro não heme) + tempero de limão (vitamina C).
• Proteína + Zinco
Uma dieta rica em proteínas aumenta a absorção de zinco, que atua como protetor do sistema imunológico e também participa da composição de mais de cem enzimas que estão envolvidas na digestão, metabolismo, crescimento, manutenção do tecido ósseo, reprodução e cicatrização.
Fontes de zinco: carnes em geral, ovos, crustáceos, ostras, fígado, leite, nozes, manteiga de amendoim.
A adequação da dieta para fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e formação de reservas é feita com base nas recomendações de ingestão diária estabelecidas em vários países, resultado de observações e estudos realizados em indivíduos de ambos os sexos, diferentes faixas etárias e períodos do ciclo vital.
“Assim, podemos concluir que a dieta deverá ser balanceada, para que haja a garantia do aporte adequado de nutrientes, estabelecendo-se relações de sinergismo e aumentando a sua biodisponibilidade no organismo”, finaliza a especialista.

Fonte: www.reformadesaude.org


bjs
Namastê
Si Nefertari

Nenhum comentário:

Postar um comentário