Faço o que amo, amo o que faço!!!

6 de mai. de 2010

Síndrome do olho seco

previna-se dos problemas oculares causados pela chegada do Inverno
Nesta época há um aumento nos casos da Síndrome do olho seco

Com a chegada do inverno os problemas oculares aumentam. Coceiras, alergias e conjuntivite são alguns dos sintomas que se intensificam neste período. Por tanto, é preciso redobrar os cuidados com a visão e tomar algumas precauções para garantir a saúde dos olhos durante a estação.

Sensação de estar com "areia nos olhos", peso nas pálpebras, olhos vermelhos, visão embaçada ao fazer algum tipo de esforço visual e sensibilidade à luz. Quem apresenta algum desses sintomas deve ficar atento, pois pode estar sofrendo com a Síndrome do Olho Seco, que, na verdade, é uma deficiência na qualidade ou na quantidade de lágrima que o organismo produz. Este tipo de problema ocular é muito comum na estação mais fria do ano, mas, por ter causas multifatoriais, pode ser confundida com outros distúrbios como infecções ou alergias oculares.

O uso de colírios sem prescrição médica é um perigo. O uso do produto sem a orientação pode acarretar complicações mais sérias à visão, como a indução de glaucoma e a catarata.

Outro cuidado essencial nestas estações mais frias é a exposição dos olhos aos raios solares. O uso dos óculos escuros com proteção solar durante o inverno é essencial. É preciso proteger os olhos dos efeitos dos raios ultravioletas, pois quando não são devidamente protegidas, a córnea, o cristalino e a retina podem sofrer lesões mais sérias, que resultam em edemas, úlceras crônicas, degeneração ocular entre outros.

É importante frisar que todo e qualquer sintoma deve ser avaliado pelo oftalmologista, além das visitas anuais para exames rotineiros, se prevenir é sempre a melhor forma de cuidar da saúde e do bem-estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário