Faço o que amo, amo o que faço!!!

23 de dez. de 2010

Nájua ... o que falar sobre essa bailarina?


“Idá.... não sei se você lembra.... mas há 9 anos, 11 meses e alguns dias... quando eu comecei a fazer aula de dança com você, você me disse que uma das grandes bailarinas que eu deveria estudar, era a Nájua...”


Foi isso que veio a minha mente e se tornou frase quando conversava com a minha primeira Mestra (hoje grande amiga) Idalina Mendes (Khralissa) quando nos preparávamos para o workshop de dança clássica árabe no sábado, dia 18 de dezembro de 2010 no Compasso Centro de Dança em São Carlos.


   
Idalina Mendes - Khralissa

Alunas que participaram
E lá estava eu.. com minha primeira professora, participando do workshop com mais 24 meninas de várias cidades do interior do estado de SP.
 
Nájua
Nájua é uma pessoa doce!
  
Falou por quase 1 hora sobre as diferenças entre a dança clássica libanesa e a dança clássica egípcia; as variações durante a música; o tempo; a emoção; a performance... deu dicas pras bailarinas que se interessam em seguir carreira nos países árabes... falou das diferenças dos estilos entre as bailarinas pelo mundo afora... fiquei extasiada!


Contou que quando chegou ao México, sua maior dificuldade foi a exigência das alunas por coreografias das músicas! Coisa que ela não gosta de fazer! Em suas palavras, o que difere a dança do ventre das outras modalidades de dança é o poder usar a criatividade para interpretar as músicas, e o que a encanta mais na dança egípcia é que você pode colocar seu sentimento durante a apresentação.

 


Falou de experiência na Casa de Chá Khan el Khalili, sua amizade com Shams, Fátima Fontes e Lulu...




 É muita emoção pra ser descrita apenas em palavras... me emocionei quando, ao final do curso, ela parou pra uma conversa informal com as alunas e dividiu um pouco de sua vida pessoal.
Aos 40 anos de idade, já tinha desistido há tempos de ter filhos, mas em sua última visita ao Brasil, há 4 anos atrás, voltou pro México grávida de seu pequeno menino, hoje com 3 anos de idade.

Com 46 anos de idade, 25 de carreira, jeito de menina e corpo de 20... Nájua passou um pouco de toda sua experiência para quem estivesse ali, pronta para absorver o que fosse dividido por ela.

E mais!
Foi atenciosa, tirou fotos, deixou-se filmar... 

Nájua e Khralissa

O que temos a aprender com as grandes estrelas, não só da dança, mas da vida, é que a humildade é o real caminho para o sucesso.
Estrelismo, manias, fofocas, mexericos e palavras mal ditas, só servem para degradar a carreira de qualquer profissional.



Nájua e Vânia
Os grandes, não são GRANDES por acaso.
O são porque merecem ser. Merecem o sucesso que possuem!
E nós... que pleiteamos um pouquinho de sucesso... temos mais é que aprendermos a ser humildes.
Dar atenção a quem vem nos procurar... ser pacientes nos momentos em que a vontade real é de explodir... termos paz interior e deixar essa paz emanar atravéz do nosso corpo e da nossa mente, para que cada vez mais possamos auxiliar quem nos procura, seja para uma aula de dança, pra um momento de auto conhecimento, de descontração e lazer, seja pra se tornarem profissionais da dança...

Vânia, Si Nefertari, Nájua e Khralissa
Quero deixar nesse post, minha gratidão, por ter conhecido mais uma Grande Estrela da Dança do Ventre!!!


Bjs
Namastê...
Si Nefertari

Nenhum comentário:

Postar um comentário